O tempo está voando e até agora não sabemos dizer em que pé esta nossa viagem. Continuamos a pensar nas malas, sobre o que falta providenciar, o que comprar para levar, o que não levar e não comprar aqui. Mas tudo ainda é uma incerteza absoluta.
Está pensando o que? Que é só pagar e já garante o seu lugar?!
Mas enquanto a confirmação não vem... Seguimos sonhando com Madrid.
Para deixar esse sonho mais pertinho de vocês também, segue algumas informações sobre a bendita cidade.
O que todos deveríamos saber acerca da capital de Espanha
Madrid encontra-se situada no centro de
Espanha, a Sul da Serra de Guadarrama, a
660 metros de altitude. É um local onde vivem quatro milhões de pessoas.
O sistema político é o ditado pelo Governo Central, que atribui competências às diversas comunidades autônomas, como é o caso da de Madrid. Estas, por sua vez, atribuem determinadas competências às câmaras municipais. Madrid, durante muitos anos, a vida política esteve marcada pelo terrorismo efetuado pela ETA, com mais de 20 anos de atentados realizados na capital.
É uma cidade onde a indústria, o turismo e a educação souberam unir-se, de forma que cada uma das três tenha o seu espaço na capital.
Em Madrid, normalmente, as condições climáticas são secas, faça calor ou frio. Normalmente, o Inverno em Madrid é frio e, durante a noite, as temperaturas podem ir até valores abaixo de zero. Em Janeiro, é freqüente a queda de neve, embora em Madrid não costume nevar no núcleo urbano. Na Primavera, o que mais se destaca no clima é o incremento do vento, aumentando também as chuvas, notando-se que, dia após dia os dias se tornam maiores. (Aqui estaremos nos!!) Durante o Verão, as temperaturas são mais elevadas, podendo mesmo dizer-se que, por vezes, são demasiadamente elevadas.
Temperaturas médias:
Janeiro: 9*C
Fevereiro: 11*C
Março: 15*C
Abril: 19*C
Maio: 22*C
Junho: 27*C
Julho: 31*C
Agosto: 32*C
Setembro: 25*C
Outubro: 18*C
Novembro: 13*C
Dezembro: 9*C
Sugestões de atividades que pode realizar quando visitar Madrid.
1. Ir ao Museu do Prado. Este museu, situado em pleno coração de Madrid, acolhe, nas suas instalações, as obras dos principais artistas espanhóis e europeus dos últimos séculos. Para além de uma infinidade de obras de outros artistas, no seu interior encontram-se quadros de Goya, Monet, El Bosco, Picasso.
2. Gosta de futebol? O
Santiago Bernabeu e o Vicente Calderón são os dois estádios dos principais clubes de Madrid: o Real Madrid e o Atlético de Madrid.
(Vamos matar o Igor e a Carla de inveja! Ah vamos com a camisa do CRUZEIRO, claro ne!)
3. Visitar a Puerta del Sol. Lugar emblemático para todos os espanhóis, este lugar é onde todos os anos são tocadas as 12 badaladas que dão as boas-vindas ao Ano Novo.
4. Ir à Gran Vía. É um local de ida obrigatória, o coração do lazer na capital espanhola. Cinemas, teatros e
restaurantes misturam-se nesta artéria da capital.
5. Passeio pelo Retiro. O Parque del Retiro é um autêntico pulmão de Madrid, um parque em cujo interior pode fazer um agradável passeio. Não se esqueça de visitar a Casa de Cristal e o Palácio de Velázquez.
6. Visitar a Plaza Mayor. É um dos emblemas da cidade, com as suas esplanadas e os seus vendedores ambulantes.
7. Ir ao Templo de Debod. Na zona do Palácio do Oriente, em direcção à Calle Ferraz, encontra-se o Parque del Oeste, em cujo interior se situa este magnífico templo, a partir de onde pode admirar a parte histórica de Madrid, vista de cima.
8. Ir às compras. Conforte os gostos e bolsos, pode optar por ir à Calle Serrano, onde há grandes marcas a grandes preços. Para bolsas mais modestas, a Calle Fuencarral oferece roupa da última moda, com preços mais acessíveis. (é para lá que nos vamos em Carol!)
Bom, acho que para introduzir Madrid já está bom!