terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A escolha da agência de viagem

            Escolher a agência de viagem parece ser uma tarefa tranqüila, mas no nosso caso não foi bem assim. Praticamente fomos escolhidas. Como moramos em BH, nós temos até uma grande variedade de agências conhecidas que trabalham com cursos no exterior. Mas como nosso tempo é curto e não conseguíramos ir a todas durante nosso dia de folga, então solicitamos orçamento na CI, STB, IE, World Travel e Central do Estudante.
          Inicialmente fomos até bem atendidas pelo telefone nas informações solicitadas, porém não recebemos os emails prometidos da CI e da Central do Estudante.
            Baseado nos melhores atendimentos telefônicos e emails, nós resolvemos agendar uma visita em duas agências, foram ela: STB e IE.
 
 
 
          Na STB fomos recebidas pontualmente, de forma educada e bem esclarecedora. Recebemos as informações que desejávamos, mas não foi aquela coisa e tal. Como diz a Carol, era de se esperar uma pessoa toda entusiasmada, alegre, eufórica, que faltasse nos dizer “Se joguem meninas!!!” . Queríamos alguém com a nossa cara (não é de pobre não), mas alguém que pudesse transmitir tudo o que esperamos para essa viagem. A moça era educada, simpática, porém tinha cara de quem fez high school nos EUA, faculdade em Oxford, e agora vai duas vezes ao ano visitar os amigos que fez fora. Muito certinha e muito contida, quase não esboçava emoções. Mas claro sempre mantendo uma posse que nos deixava até intimidadas. A impressão final foi legal, mas só.
 
 
           Saimos de lá e fomos para IE. O contato telefônico foi muito bom, muito mesmo. Jurei para a Carol que ela ia adorar o atendente. Ele foi super simpático, atencioso, escutou e atendeu meus pedidos de forma eficaz e eficiente. Mas que banho de água fria foi o atendimento. Melhor, não teve atendimento. Dessa vez demoramos 5 minutos do horário marcado porque procurávamos um estacionamento (R$ 9,00 por sinal a hora. Gente não é caro? Ou eu é que estou mesmo pobre?). Quando entramos na agência, um rapaz só levantou o rosto e perguntou o que queríamos, dissemos que estávamos procurando o fulano e ele respondeu nos interrompendo: “Sou eu e vocês podem sentar ai e aguardar.”  E assim permanecemos sentadas por quase 30 minutos sem sequer ter a oportunidade de dizer "Oi, marcamos hora e você pediu para que chegasse no horário. Será que pode pelo menos se importar com nossa presença?!”  Mas nada aconteceu, ficamos lá criando raízes até que decidimos ir embora. Nem um “ por favor aguardem, já estou terminando” nos recebemos. Eita a falta de prestigio!
 
         
           Como eu lembrava o endereço da CI, resolvemos tentar, mesmo apesar da atendente não tendo enviado o email quando solicitamos. E como valeu a pena. A Rachel que nos atendeu é a simpatia em pessoa. Ela respondeu nossas dúvidas, fez vários orçamentos, deu umas dicas legais, se dispôs a negociar os valores. Enfim, foi cem vezes mais atraente que nos demais lugares. Eles também apresentam uma proposta de financiamento muito mais acessível, podendo até ser sem entrada.
           Agora sim Carol: "Vai menina! Se Joga!"
 
 
           Como já dissemos a viagem ainda não está confirmada, porém assim que der tudo certo por aqui vamos correndo fechar com ela. Se tiverem dúvidas com relação com quem fecharem, pensei sempre no tratamento que tiveram ao negociar sua viagem. Acreditamos que se aqui no Brasil você não foi bem atendido, será quando estiver no seu destino receberá todo o suporte que precisará?!

Um comentário: