quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pergunte!

Como já dizia Chacrinha, “quem não se comunica se estrubica”. Foi basicamente isso que escutamos hoje na nossa reunião pré-embarque. Mas antes de contar mais sobre o que exatamente ouvimos por lá hoje, deixa contar um pouquinho do antes.



Hoje foi um dia mega corrido. Ao contrário do que de costume eu faço, deixei tudo para última hora. Tive que madrugar, resolver diversos pepinos, fazer aula de inglês, ir ao cartório, resolver mais outros pepinos, levar a minha mãe aqui e acolá, almoçar e ir para a tão reunião.

O trânsito aquela maravilha de sempre, ainda mais com obras por toda BH por causa da Copa do Mundo e a Carol no volante... Chegamos lá bem no horário. 

((Pequeno parênteses para explicar melhor. A Carol é uma eximia motorista, é educada no trânsito. Ela já nasceu com espírito europeu (que só não funciona no shopping quando se tem 15 minutos para entra e sair. Ai ela passa correndo e quase atropela uma mulher com uma criança de colo e mais duas pequininhas, bem na faixa de pedestre), de modo geral, ela dá preferência a todos, muitoooooooo paciente e respeita as regras do trânsito. Sendo assim, chegamos no horário. Por favor, não pensem que estou falando que ela dirige mal. Eu queria ser paciente como ela. Se metade de nosso motoristas fossem assim o trânsito seria muito melhor.))


Marcamos nosso horário na CI bem mais cedo que a reunião de pré-embarque porque ainda precisávamos resolver, fazer e pegar o VTM (Visa Travel Money). Mas a bendita da moça que nos atendeu, ao invés de nos falar por email ou telefone que ocorreu um probleminha com o nosso cartão e que não poderia ser entregue no mesmo dia, deixou que nos cruzássemos a cidade para escutar isso pessoalmente. Ah tá! Ficamos lá com aquela cara de tacho! Fazer o que né. O jeito era esperar quase 1,5h para a reunião.

Cansadas de esperar, resolvemos dar uma voltinha e ir até o Pátio Savassi. Como a agência fica a praticamente 1 quarteirão de lá fomos a pé mesmo. Cansadas de ver vitrines e preços de assustar, partimos para algo mais acessível a nossa realidade mesmo. Não é feira shop não viu gente, se é isso que vocês estão pensando. Fomos para Momo mesmo! Rsrs 



Preciso nem dizer que a continha morreu em R$ 20,00 por duas fatias + 1 refri lata. Ai no meio de nossa torta nem tão M-A-R-A meu celular toca. Não era o povo da agência dizendo que o carro da Carol estava obstruído a saída. Tivemos que largar nossa tortinha olho da cara lá pela metade e sair correndo para tirar o carro. E, além disso, não havíamos gastado nem 40 minutos do tempo que tínhamos que esperar. Ai ai!
Chegando lá o bendito do moço não tinha já tirado o carro?!  Fiquei só pensando o tamanho do prejuízo.

Depois de conversarmos, mais eu do que a Carol, sobre centenas de assuntos, a reunião começou. Já viu né?! Marinheiras de primeira viagem, cheias de preocupações em prestar bastante atenção nas dicas e no que tinhas que fazer em cada situação. Mas não querendo perguntar nada e também morrendo de medo de fazer pergunta idiota. Preferimos ficar com nossa cara de paisagem, como se já estivéssemos habituadas a viajar para fora.  Podemos dizer que toda reunião pode se resumir em:

1 passo: Perguntem!
2 passo: Perguntem! Mais uma vez!
3 passo: Perguntem! Isso mesmo, perguntem! Nunca é demais!
4 passo: Perguntem! Não chore e resolva! (Não chorar, pra mim, vai ser difícil)

Com a reunião percebemos que cada situação de intercâmbio é tãooo específica que se não abrimos a boca e soltarmos o verbo ali mesmo no aeroporto, perguntando e nos informando, mesmo sem falar bulhufas de inglês ou espanhol, talvez não chegaremos no nosso destino final. Tudo está pré-definido e acertado com relação a nossa hospedagem e estudos. Porém, vamos fazer absolutamente tudo sozinhas. Se não deixarmos a vergonha de lado e soltarmos o verbo, nada saíra do lugar. É claro que a agência te explica como será, onde encontrar fulano ou beltrano, onde fazer isso ou aquilo. Mas o desenrolar da coisa mesmo vai se dar ali na hora. Não haverá seta ou pegadas luminosas indicando seu caminho e com quem falar. Nem tecla SAP para nenhuma situação. É na cara de pau e falta de vergonha de perguntar que vamos firmando nos primeiros passos em terras estranhas.

Mas além de enfim tomar consciência da necessidade de não ter vergonha e ir atrás das informações para nos precisamos. Recebemos nossos vouchers com passagem aéreas, seguro saúde, confirmação do transfer, residência estudantil e matrícula da escola. Também recebemos um porta-documentos, alguns cartões de identificação de bagagem e um Money belt.

Ah! Mais uma coisa, mudamos de endereço! Poderá nos encontrar na Calle Duque de Liria, 6.

2 comentários:

  1. Ahhhh, já é amanhã! Quero ver a carol usando de toda a sua desenvoltura para perguntar as coisas em outro idioma! E a boa motorista estacionou o carro fechando a garagem..rsrs.. tinha que ser. Vou jogar no google maps o novo endereço, pelo o outro eu estava quase acreditando que vcs iam ficar num prédio ali na Afonso Pena..hehehe.... aaiai... eu nem vou e ja to com frio na barriga! Ana, não deixa de atualizar o blog, a carol é sem graça, não vai me contar nada direito...huaha... beijoooo e até amais tarde na despedida

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lívia! Pretendo não sair daqui! A Carol é tão dificil que até hoje ela não escreveu nem o perfil de apresentação dela, e olha que são apenas 4 linhas. Amanhã é o dia da ficha cair. Vamos ver o que vai dar essa aventura!
    Bjos!!

    ResponderExcluir