terça-feira, 10 de maio de 2011

Na Europa tem (Parte 1):

            Depois um mês aqui em Madrid, vivendo como se fossem 1 ano, podemos já sintetizar algumas coisas. Claro que nossos apontamentos são basicamente de Madrid e um pouquinho de Londres também, mas como aqui tem muitoooooooo estrangeiro da Europa mesmo, quase que dá pra generalizar.
            Então aqui tem:

1-      Fanta de sabores diferente: Logo de cara já achamos outros sabores de fanta que não vendem no Brasil, como a Limon e Fruit Twist. Ah e a Fanta laranja também é mais clara e mais rala. Aqui não tem Fanta Uva. Também tem coca diferente, com cafeína e cherry. Mas os gostos são bem diferentes e “no nos gustan mucho”. Também é possível encontrar Pepsi com cafeína extra que pra nós é só publicidade, não muda nada no sabor.




2-      Muito coco nas ruas. Acho que aqui tem dois cachorros pra cada morador. Por isso tem tanto coco na rua. Existem funcionários da prefeitura que são como os caça fantasmas sugando os cocos. Sério, tem umas maquininhas meio aspirador e saem sugando as coisas pelas ruas.


3-      Rotativo inteligente: Não é como no Brasil que você vai a banca e compra uma folha. Aqui você vai a maquininha e poe as moedinhas e sai um ticket que você poe no carro. Mas não sei bem se você compra um tempo determinado. Afinal eu não tenho carro aqui. Só ando a pé ou de metro. Que por sinal funciona que é uma beleza. Mas não é só o rotativo que tem maquinha. O metro, as maquinas de comida e bebida e mais trocentas coisas são vendidas na maquinha. Por isso que a Europa tá em crise. As maquinas roubando os empregos.


4-      Semáforo que canta. As tapadas aqui, no primeiro sinal que foram atravessar tinha uma publicidade do filme RIO ao lado. Ficaram pensando... “olha que legal, o cartaz do filme com os passarinhos cantam.” Demorou quase uma semana pra ficha cair. Quando o sinal está aberto o semáforo canta e acelera quando ta pra fechar.

5-      Um banco Santander a cada esquina. O Santander que tem origem espanhola e por isso é claro que teria muitos aqui. Só o incompetente do nosso gerente que não sabia disso e nos disse que não era possível movimentar a conta aqui.


6-      Os mesmos filmes que estão no Brasil. Não é atrasado como todo mundo pensa. Já assistimos aqui Rio e Fast and Furious 5. Mas os outros filmes que estão no cartaz aqui também já estão no Brasil. Mas o que tem aqui mais que o Brasil é cinema. Putz. Só na Gran Via, aqui perto de casa deve ter uns seis. Fora nas ruas paralelas que também muitos. Além também dos musicais e teatros.



7-      Condomínios como o IAPI. Saímos um dia desses ai desbravando as calles de Madrid. Ai nos deparamos com uma parte mó feia. Esquisita, que mais tarde viemos a descobrir na aula de cultura espanhola que é a área podre da cidade, onde não se pode passar a noite porque é muito perigoso.


8-      Gente querendo ganhar o seu. Como no Brasil, artista de rua aqui é o que não falta. Tem de todo que tipo. Você pode escolher de cantores, músicos, estatuas vivas e idiotas por natureza.





9-      Gente sem educação. Esse é quase o top máster daqui. É impressionante como falta educação aqui. Acho que para a povaiada européia educação significa só cultura. Isso eles tem é claro. Mas o que adianta se não sabem ser simpáticos, atenciosos, carismáticos, etc. é cada tirada que a gente escuta. Só coice como aqueles lá do Pânico.



10-   Sempre sobremesa depois de comer: qualquer butequim que você for aqui para comer o postre tá garantido. Mas o que é engraçado é o tipo de sobremesa. As vezes tem banana verde, melancia aguada, abacaxi acido, iogurt, pudim, picolé, sorvete, suco ou café. Essas são em geral as sobremesas.


11-   Cerveja no Mc donalds. O Mc aqui tem um cardápio vasto. Além de vários sandubas que não vendem no Brasil, há também pratos típicos espanhóis e cerveja. O que é super típico para eles. Outra coisa que vende a rodo aqui no MC é salada. Até a gente já entrou nessa.
Esse foi inclusive nosso almoço de ontem.

12-  Vinho mais barato que suco. Isso é impressionante. Um suco de caixinha no supermercado custa 3 euros, já um vinho bom custa 2,80 euros. É por isso que se bebe vinho nessa cidade 24h e em qualquer situação.

13-   Gente tomando sol nos parques de biquíni/sutiã. O povo aqui, como diria minha mãe, nasceu primeiro que sol. Não pode ameaçar dar um solzinho gostoso que os parques lotam. O povo deita na grama mesmo, onde os cachorros mais cedo batizaram e não ligam. Se deixar até dormem por lá. Detalhe é que todo mundo tira ou abaixa um pouquinho da roupa. Loucura! E em BH o povo implicando com a mulher que ia pra praça Raul Soares de biquíni.

Roubada do google, mas é assim mesmo que o povo fica. 

14-  Perrito caliente: super diferente, mas muito bom. A salsicha é branca, claro né, é alemã. E fica metade dentro do pão e metade fora. Vem com batata, mas batata frita. Também tem bacon, mostarda e picles. Vê se tem combinação nisso?! Mas é muito bom. O mais famoso vende no Nebraska.
Também roubada do google, porque no dia que a gente comeu estavamos com tanta fome que nao deu para esperar nem uma fotinho.  Faltou o picles e o bacon.

15-   Backsteet Boys é parada de sucesso em todas as lojas. Em todas as lojas que nos vamos que tem tocando tem BSB. Se for loja China então, é certo! Sei lá o que passa na cabeça do povo, mas todo mundo ama. E são musicas mó velhas. Lembro demais da gente mais a Isabella e a Lívia lá no Paraguai escutando BSB.

Depois contamos mais disparidades,
Hasta Luego!

4 comentários:

  1. Adorei o balanço geral sobre a europa.r.srs, BSB? o povo ta meio desatualizado não? Ah e salada vende tem um tempinho no MC,pelo menos no do Minas vende..rs eu sempre como com huguito, eu como né..rs. 1 mês passou voando hein. Bjs meninas!!!

    ResponderExcluir
  2. so que um detalhe, observando bem a foto da salada, rs, a salada do MC daqui é bem maior, e bem mais bonitinha, e aposto que mais cara tb..rsrs

    ResponderExcluir
  3. Pois eh Lidiane o povo realmente ama aki BSB. Mas sobre o MC, sabemos que vende no BR, mas com toda certeza do mundo nao é como aki. Aki a um cardápio vastoooooo de saladas e não sei se vende mais batata ou salada. Ninguem come nada aki antes de comer uma "ensalada". A nossa era pequena pq a gente tava fzendo economia mesmo. Mas essa aki é a mais pequetitinha de todas. Tem tb as super master. Essa custou 1 euro. Tem até de 8 euros.
    Mas 2 meses e estamos em casa!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Também gostei do balanço! Achei interessante vcs comerem salada antes do sanduiche, estão se adaptando bem ne..hehe... Não lembrava da nossa viagem bom BSB....haha... bons tempos!

    ResponderExcluir